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Pensando em ideias
Foto do escritorEilux

Produtividade e tempo - Crie uma lista de tarefas diárias e tenha controle do seu dia.

Todas as pessoas possuem o mesmo período de tempo, isso é fato!

Então, definitivamente, a falta de tempo não pode ser a justificativa para baixo desempenho com a sua produtividade diária.


O tempo é o fator principal da produtividade, porém a baixa produtividade definitivamente não está relacionada a falta de tempo.

A baixa produtividade pode estar relacionada a diversos vilões:


# falta de foco

# procrastinação

# falta de planejamento e disciplina

# falta de ânimo para completar as tarefas


Alguns desses fatores podem ter razões emocionais e até fisiológicas, mas calma, a nossa estrutura está em constante aprimoramento e evolução para dar apoio e trazer elementos complementares importantes na sua busca pela melhor versão de si mesmo.

Sempre há tempo para revermos nossas ações e buscarmos uma mudança de hábitos mais positiva.


É mais fácil manter uma planejamento e construir novos hábitos seguindo um cronograma.


Nossa sugestão é montar uma lista de tarefas e gerenciá-las.

Você pode criar categorias e hierarquizar tarefas por ordem de importância.

Além disso, atividades programadas não feitas são transferidas automaticamente para o próximo dia.


Veja como montar sua lista de tarefas diárias e ter total controle do seu dia


Faça a lista no final do dia

Ao criar sua lista de tarefas diárias ao final do dia, você estará mandando um recado para seu cérebro: acabamos por hoje!

Isso é importante. Porque, assim, você estará se preparando para um período de descanso ou lazer, para curtir os amigos e a família, ou mesmo ir a academia.

E ao fazer uma lista de tudo que precisa ser feito no dia seguinte, você se livrará dessas preocupações.

Tire isso da sua cabeça, literalmente, e ponha no papel.

Essa atividade não pode ser estressante e não deve demorar mais que 15 minutos, no máximo.

Se não, você não vai conseguir relaxar.


Vamos lá:


Liste absolutamente tudo que precisa fazer no dia seguinte


Lembre-se: Você não vai conseguir fazer tudo. Tenha isso em mente. Mas faça a lista mais completa que puder.

Por enquanto, você não está marcando a ordem em que vai fazer ou os horários. Apenas faça a lista bem completa das tarefas do dia seguinte (só do dia seguinte!).


Agora defina prioridades


Você pode usar mais de um critério para definir prioridades e talvez tenha que levar isso em conta ao ordenar sua tarefas.


Uma das maneira mais fáceis de definir o que é prioritário em uma lista de tarefas diárias é usar a matriz de Eisenhower. veja um resumo das regras a seguir:


  • A tarefa é importante e urgente? Faça você mesmo, agora!

  • A tarefa é importante, mas não é urgente? Marque em sua agenda quando vai fazer.

  • A tarefa não é importante, mas é urgente? Delegue para alguém fazer imediatamente.

  • A tarefa não é importante nem urgente? Esqueça!


Coloque em ordem por onde vai começar e quais serão as últimas coisas que vai pensar em fazer.

Não marque horários rígidos para as entregas!

É claro, se você tiver reuniões marcadas ou um almoço com amigos, isso terá um horário certo.

Mas evite se tornar um escravo do relógio. Mesmo porque, algumas tarefas que pareciam rápidas podem acabar se complicando ou serem interrompidas por outras que surgem de surpresa.

Defina mais ou menos o que pretende fazer antes e depois do almoço. Isso já é suficiente.




Vá riscando o que for fazendo. Isso é muito importante! O prazer de riscar uma tarefa concluída te faz sentir melhor e mais motivado. Risque o que terminou e tire mais essa preocupação de sua cabeça!

Não tenha medo de mudar a ordem ou acrescentar novas tarefas

Sua lista de tarefas diárias não deve ser motivo de estresse. Na verdade, ela é feita para te aliviar.


Surgiu algo novo? Faltou uma informação para concluir uma tarefa? Alguma coisa vai demorar mais do que parecia? Ficou preso em uma reunião inútil?


Reordene suas prioridades e lembre-se do que falamos, possivelmente você não vai concluir tudo que planejou!


Confira o que sobrou, acrescente novas atividades e já prepare a lista de amanhã!


Chegou o fim do expediente e ainda há tarefas na lista? Isso acontece.


Escreva a nova lista para o dia seguinte e arrume um lugar nela para essas atividades.


Assim, escrevendo sua lista todos os dias ao final do trabalho, você se organiza melhor e toca suas obrigações com mais tranquilidade.






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