top of page
Pensando em ideias
Foto do escritorEilux

Seu negócio imobiliário é um empreendimento.

Sendo você um corretor autônomo, um corretor associado de alguma imobiliária ou o dono da imobiliária o seu negócio imobiliário é um empreendimento complexo. Perceba que não estamos pensando em empreendimentos inovadores e disruptivos, o modelo tradicional de negócio imobiliário é um empreendimento complexo.

Empreendimento, segundo definição de Oxford Languages significa:

  1. ato de uma pessoa que assume uma tarefa ou uma responsabilidade.

Engana-se quem pensa que somente o dono de uma empresa deve ter pensamento empreendedor.


Os corretores de imóveis, em sua maioria, trabalham sob regime autônomo, de forma independente ou associados a uma imobiliária.

Em todos os casos a cultura empreendedora é fundamental.

Empreender, segundo definições de Oxford Languages significa:

  1. decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar. "e. uma travessia arriscada"

  2. pôr em execução; realizar. "e. pesquisas"

Empreender é para todos? Sim! Para qualquer pessoa com propósito, comprometimento, dedicação, persistência e muita vontade de aprender, evoluir, treinar e testar suas habilidades incansavelmente, pode se tornar um empreendedor de muito sucesso.

Muitos iniciantes no setor imobiliário, são atraídos pela alta possibilidade de ganhos e flexibilidade de horário de trabalho.

Bom, este é um dos muitos mitos sobre o mercado imobiliário, que inclusive fortalece a fama de que corretor trabalha pouco e ganha muito.

Trago verdades.

Empreender é trabalhar mais e não menos, principalmente nos estágios iniciais do seu negócio.

O corretor de imóveis e gestor imobiliário que não desenvolve suas habilidades empreendedoras tem resultados medianos, esporádicos e conta com a sorte de receber indicações ou encontrar alguém pré-disposto a comprar ou vender um imóvel no seu caminho. Ganha uma comissão aqui, se anima, fica sem vender nos próximos 3 meses, se desmotiva. Assim segue até desistir ou virar a chave da sua mente para a atitude empreendedora.


O mercado imobiliário é encantador não só pela possibilidade de ganhos, mas sim pela essência da atividade. Entregar o sonho da casa própria. Possuir um imóvel proporciona segurança, proteção e oportunidade para as pessoas. É uma necessidade. É essencial!

Por isso, é tão importante ter um propósito bem definido pelo qual se está empreendendo, visto que se for somente pelo dinheiro na primeira grande dificuldade a vontade de desistir será maior do que a de persistir.


O seu negócio imobiliário, independente do tamanho e da área de atuação é baseado em prestação de serviço.

Um outro mito mais antigo e enraizado sobre o mercado imobiliário é o que diz que o corretor de imóveis vende imóveis.

O corretor de imóveis vende assessoria imobiliária. Quem vende o imóvel é o proprietário, por intermédio da nosso assessoria.

Vocês já devem ter ouvido isso em algum momento de suas carreiras.


Assessoria imobiliária é um serviço, que assim como tantos outros, principalmente no Brasil, são deficientes de qualidade e excelência no atendimento e experiência do usuário.

E é aqui e, por esta razão, que existem diversas oportunidades no setor para você empreender com sucesso.

Nesse sentido ter visão é essencial para identificar essas oportunidades.


Ponto crítico:

A maioria dos negócios imobiliários começa sem uma definição e construção de um plano de negócios estruturado e acabam fracassando por falta de atenção às estratégias e aos processos essenciais.

Foi pensando nisso que criamos esse conteúdo e estamos desenvolvendo o Programa Os Essenciais.


Se você está começando na carreira de corretor de imóveis ou está com dificuldades no seu negocio imobiliário nossas dicas essenciais são:

  1. Pense como um empreendedor

  2. Faça um plano de negócios. Antes tarde do que nunca. Antes de começar qualquer projeto saber o que está fazendo, onde quer chegar e planejar seus próximos passos é fundamental. Em breve, teremos um conteúdo que te ensinará o passo a passo de como montar um plano de negócios específico para o mercado imobiliário. Registre-se no blog para não perder 😊

  3. Faça uma pesquisa de mercado, defina a sua área de atuação, o nicho e o perfil de cliente ideal que você quer trabalhar. É preciso entender bem quem será seu cliente, os hábitos, dores, necessidades, de que forma essas pessoas são impactadas e quais meios de comunicação elas utilizam.

  4. Analise as ações, pontos fortes e fracos dos parceiros que já atuam neste segmento. Nesta pesquisa de mercado é possível identificar novas e excelentes oportunidades.

  5. Busque capacitação. O empreendedor de sucesso nunca para de aprender! Administrar um negócio, mesmo que pequeno, requer, além de conhecimento técnico, uma série de habilidades (skills) operacionais e de gestão.

Estude! Busque aperfeiçoamento e atualização constante do seu mercado.


Registre-se no Programa Os Essenciais- Eilux¹. Nosso programa de treinamento prepara corretores de imóveis e gestores imobiliários para serem ainda melhores, utilizando técnicas de comunicação e gestão estratégica excepcionais e inigualáveis.


Bons negócios!


42 visualizações

Comments


bottom of page